Eu não estava lá quando você nasceu. É verdade. Mas de lá para cá, tenho te acompanhado de perto. Marquei presença ao longo de todas as etapas do seu crescimento. Ajudei a viabilizar a sua primeira viagem na adolescência desacompanhado dos seus pais. Lembro da sua expressão de felicidade e empolgação, diante da expectativa do primeiro voo solo.
Participei da compra do seu primeiro carro, do seu primeiro imóvel, e pude testemunhar sua alegria diante dessas conquistas. Estive ao seu lado durante o seu namoro e, depois, nos preparativos do seu casamento. Também ajudei no processo de obtenção de sua dupla cidadania e quando você decidiu deixar o país e morar no exterior.
Me mantive ao seu lado também nos dias difíceis, afinal, a vida não é só feita de dias felizes e amigo que é amigo marca presença em todos os momentos. Estive ao seu lado quando seu casamento acabou, quando seus pais morreram, e também quando você atingiu uma idade em que o seu maior desejo era deixar tudo organizado para quando você partisse, ainda que soubéssemos que esse dia ainda estava longe de chegar.
Normalmente não recebo muita atenção sua, e às vezes acho que você nem nota a minha presença. Mas a verdade é que isso pouco importa. O mais importante para nós, do Cartório do 1º Ofício de Notas, é você saber que estamos aqui para te ajudar no que você precisar.
Acredite, somos bem mais do que papéis, selos e carimbos. Somos essencialmente feitos de pessoas. E só o que queremos é que você nos permita ser seu amigo de todas as horas.
Com carinho,
1º Ofício de Notas do Rio de Janeiro
Desde 1565
Difícil saber por onde começar a escrever a nossa história. Poderíamos começar pela posse do atual tabelião. Mas seria pouco. Poderíamos começar pela fundação desta serventia. Mas ainda seria insuficiente. Para entender a nossa história, temos que começar do começo, ou seja, do momento em que os serviços notariais surgiram.